Seja bem vindo!!

Luthier no Rio de Janeiro. Atendimentos na Ilha do Governador.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Regulagens - Tópico 2 - Ajuste do tensor


 Vamos falar de Regulagens!! Por mais que seja uma coisa básica, tem muito mito, muito achismo, muito mal costume de quem faz e a verdade é que pouca gente entende os conceitos envolvidos numa boa regulagem.

 Minha intenção aqui não é passar um passo-a-passo de como fazer. Não que eu seja contra ensinar como se faz, eu acho que todo músico devia saber regular seu próprio instrumento. Mas, a partir do momento que eu me proponho a ensinar, eu sou responsável pelo que eu to ensinando, como eu não posso me responsabilizar por interpretações erradas do texto, o papo vai seguir outro caminho.


*Obs. 2: Tensor em inglês é Truss Rod
*Obs. 3: A curvatura do braço é a única coisa que pode mexer sozinha. Então se suas cordas ficarem baixas ou altas de uma hora pra outra é a regulagem de tensor que irá corrigir o problema, não mexa nos seus saddles nesses casos.

Tópico 2 - Ajuste do Tensor 


 Esse é certamente o ajuste mais mal-entendido da regulagem toda.
 Começa que tem gente pensando que o tensor serve para 'desempenar' o braço. Quando o cara me manda uma dessa eu já sei que ele não entende do que tá falando. Eu já estive nesse lugar e sei que a dificuldade em encontrar informação boa no Brasil complica tudo. Mas tem gente que é apresentada às informações corretas e continua defendendo informações erradas e prejudicando o aprendizado dos outros, então vamos às definições corretas.

 Relief: 'Relief' significa "alívio" em inglês e é o nome dado à curvatura do braço quando as cordas puxam ele. O tensor existe para regular esta curvatura.
 Muita gente pensa que o braço tem que ficar reto e o tensor tá aí pra isso. Na verdade o braço precisa de uma curvatura para dar espaço para a corda vibrar e isso tem que ser regulado, pelo tensor, de acordo com o calibre de cordas, ação de cordas e afinação que o instrumento está usando.

 Nesse quesito se vibração de cordas vale entender que: Trastejado é o extremo da falta de espaço pra corda vibrar. Mas, mesmo sem trastejar, pouca curvatura do tensor pode matar o som das cordas por não dar espaço suficiente pra uma vibração plena das cordas.

Por isso guitarras, baixos e violões com as cordas coladas demais na escala soam menos. É algo que deve se pesar na hora de regular. Cordas baixas e macias? Cordas altas e mais som? Cada músico vai determinar o ponto exato que a regulagem vai agradar. Por isso é necessário saber regular sozinho ou que o luthier confira a regulagem com o músico tocando para fazer ajustes finais antes de entregar o trabalho.

O que é empeno?

 Pra não deixar vago a questão do empeno e explicar o porquê de o tensor não ser feito para desempenar coisa nenhuma vamos entender o seguinte:

 O empeno é uma deformidade, que pode ser uma curvatura, uma torção, um "calo" na madeira da escala quando não há nenhuma pressão de cordas agindo no braço.

 Um braço que o tensor nunca foi ajustado e ficou muito tempo com cordas tensionadas pode empenar? Pode!
 Mas o tensor não vai desempenar ele. O Tensor pode regular o braço apesar do empeno, mas o empeno vai estar lá! E sem empeno certamente esse braço regularia melhor.


 Próximo tópico aqui:
http://brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2015/01/regulagens-topico-3-acao-de-cordas-e-nut.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário