Seja bem vindo!!

Luthier no Rio de Janeiro. Atendimentos na Ilha do Governador.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Regulagens - Tópico 1 - Regulagem de oitavas


 Vamos falar de Regulagens!! Por mais que seja uma coisa básica, tem muito mito, muito achismo, muito mal costume de quem faz e a verdade é que pouca gente entende os conceitos envolvidos numa boa regulagem.

 Minha intenção aqui não é passar um passo-a-passo de como fazer. Não que eu seja contra ensinar como se faz, eu acho que todo músico devia saber regular seu próprio instrumento. Mas, a partir do momento que eu me proponho a ensinar, eu sou responsável pelo que eu to ensinando, como eu não posso me responsabilizar por interpretações erradas do texto, o papo vai seguir outro caminho.


*Obs: COMPRIMENTO DE ESCALA diz respeito à distância total entre o nut e o saddle do instrumento. Sempre que você ler "Comprimento de escala", saiba que é disso que estou falando. Muita gente acha que comprimento de escala é o tamanho da madeira usada como escala(Fingerboard) do instrumento ou o número de trastes. Não é!

Tópico 1 - Regulagem de oitavas


 É o ajuste mais simples que você pode fazer no seu instrumento e realmente não tem mistério.
O conceito da regulagem de oitavas é que: Uma corda tensionada tem uma nota, essa mesma corda na metade do seu comprimento tem a mesma nota uma oitava acima. (Numa guitarra, baixo ou violão, o 12º traste marca metade do comprimento de escala). A questão é que quando tocamos o instrumento nós aumentamos a tensão da corda ao pressionar, por isso a posição dos saddles não pode mais ser a mesma. Em guitarras e contrabaixos nós ajustamos cada saddle pra frente ou pra trás pra compensar a afinação de cada corda, em violões nós temos que limar um lado ou outro do rastilho para chegar na regulagem correta.

 É por isso que não se pode fazer uma regulagem "SÓ abaixar as cordas" como muitos clientes pedem.
 Se você muda a ação das cordas ou se muda drasticamente a ação do tensor, a regulagem de oitavas tem que ser alterada. Se mudar calibre de cordas também.

 Se mudar a afinação também. Muitos cliente me pedem uma regulagem pra alternar entre E e Eb. O cara tem que escolher uma, pois as oitavas só vão bater corretas em uma. Se quiser dropar, tem que escolher se quer a 6ª corda regulada pra E ou pra D(Ou qualquer outra nota, dependendo da afinação)

 Em violões de cordas de nylon é comum que não se veja regulagem de oitavas ou que seja muito pequena. Isso acontece pois a tensão nesse tipo de corda é mais baixa do que em cordas de aço, precisando de menos compensação.

 Por isso não se deve usar cordas de nylon em violão de aço, nem vise-versa. Cada um é construído com o cavalete colado em um local diferente para ter a devida regulagem de oitavas.

 Muita gente acha que não pode colocar cordas de aço em violão de Nylon pra não arrebentar o cavalete. A verdade é que a colagem bem feita e a madeira bem preparada vai segurar as duas tensões. O grande problema é a regulagem de oitavas. Se você usar cordas indevidas, o violão vai soar cada vez mais desafinado conforme você sobe a escala.

Cuidado com Trastes quadrados

 Tem muita gente que acha que sabe o que faz e faz merda, uma das mais comuns é o cara se meter a fazer uma retífica de trastes e deixar o topo dos trastes retos, os trastes ficam quadrados.

 Isso dá problema de oitavas também. A escala tem as posições das casas determinadas pelo centro do traste, o que só funciona enquanto o traste está bem arredondado, deixando o ponto de contato da corda no centro dele.

 Se o traste ficar quadrado, o ponto de contato será na ponta desse "quadrado", deixando uma diferença se medida em relação ao nut, principalmente. O cara vai fazer uma regulagem de oitavas, vai soar melhor que desregulado, mas não vai estar ideal.


 Pro post não ficar grande demais, eu resolvi dividir em tópicos. Próximo tópico aqui:
http://brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2015/01/regulagens-topico-2-ajuste-do-tensor.html

2 comentários:

  1. Estou com um violão mentiroso aqui, já modifiquei o rastilho na mizona (onde a diferença na afinação é a mais acentuada) mas não tem adiantado, o que devo fazer? Pois se toca afinado em uma nota e em outra não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei muito bem o que você quis dizer com um violão "mentiroso".

      Mas se você modelou o rastilho ao máximo possível e a corda não afinou a oitava, é bem capaz que o cavalete esteja colado no lugar errado.

      É um violão de aço ou de Nylon?

      Excluir