Seja bem vindo!!

Luthier no Rio de Janeiro. Atendimentos na Ilha do Governador.

sábado, 22 de abril de 2017

Entenda: Split Coil e Defasagem

Todo luthier já escutou um cliente falando que "quer fazer defasagem no humbucker pra usar ele como single com um push pull"

Começa que vc está falando de "Split Coil" (Ou "Cancelamento de bobina) e não defasagem.

E vamos a alguns pontos essenciais sobre split de captadores Humbuckers.


1- Defasagem é inverter a fase de uma bobina em relação a outra (Ou de um captador em relação ao outro). Usar um humbucker em "modo single" é chamado de "Split" ou de "Cancelamento de bobina", pois você anula uma das bobinas do humbucker, usando apenas uma delas, como se fosse um single-coil("Single Coil", em inglês, significa justamente "bobina única").

2- Quando vc splita o humbucker ele dá apresenta "Hum"? Sim! O humbucker não possui Hum porque uma bobina cancela o ruído da outra. Se você splita o humbucker, ele passa a trabalhar com uma bobina só e gera um hum normal de bobina single.

*(As pessoas costumam sentir menos ruído num hubucker splitado do que num single tradicional. Isso porque os humbuckers são montado numa base de metal que fifa aterrada e, junto das cordas da guitarra, faz o papel de Gaiola de Faraday, cortando os ruídos de interferências externas. Mas o hum de 60Hz do single vai estar presente quando se splita a bobina. Mas se você comparar um humbucker splitado com um single numa cavidade blindada, o nível de ruído deverá ser o mesmo.)

3- Humbucker Splitado não dá som de Single. Um hubucker splitado tende a gerar um som com "cara de P90", não com "cara de de single coil".

Isso basicamente pela forma que se usa o imã em cada captador.

Num Single-Coil tradicional, os 6 polos dele são os próprios imãs e têm sua orientação magnética apontada pras cordas. (Polo sul apontado pras cordas e norte apontado pro fundo da guitarra ou vice-versa, lembrando que o do meio é invertido para cancelamento de hum nas posições 2 e 4 da chave seletora.)

Num humbucker Os 12 polos são feitos de metal condutor de magnetismo, mas que não são imãs. O imã é em barra e fica na base do humbucker de forma que um polo magnético do imã pega os 6 pinos de uma bobina e o outro polo magnético pela os 6 pinos da outra bobina. A orientação magnética do imã, então, é paralela às cordas. (Polo norte aponta pro braço e sul aponta pra ponte, ou vice-versa.)

Essa construção já é mais próxima do P90, que usa um imã (Ou dois, dependendo do modelo) em barra na sua base e polos que são somente metais condutivos para o magnetismo do imã.

Dessa forma, o P90 é um captador single que tem orientação magnética paralela às cordas.
O Humbucker splitado funciona como um single com orientação magnética paralela às cordas.
O Single tradicional tem orientação magnética perpendicular às cordas.

Por isso um HB splitado tem mais cara de P90 do que de single tradicional.

2 comentários:

  1. Muito bom o blog. Tenho uma pergunta até ingênua, mas vamos lá. O "hum" só aparece quando o humbucker está splitado, né? Depois volta o silêncio? Hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mario, li em outros blogues que quando aperta a chave pra tirar o split, volta a funcionar a bobina que tava desligada, e assim corta o "hum". O humbucker volta a funcionar normalmente.

      Excluir